Neste mês de setembro, a Casembrapa, comprometida com a saúde e o bem-estar dos seus beneficiários, se junta à campanha nacional do Setembro Amarelo, um movimento que visa conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio e a importância de cuidar da saúde mental. 


A Campanha


Além de incentivar a prevenção, o Setembro Amarelo busca compartilhar dados sobre como o suicídio afeta nossas comunidades, caracterizando uma questão de saúde pública com impacto significativo. Os dados são alarmantes: no Brasil, o suicídio é a quarta causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde. 


Os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, uma média de 38 suicídios por dia. A cada 100 mil homens brasileiros, 12,6% cometem suicídio; entre mulheres, a comparação aponta para 5,4% casos de suicídio a cada 100 mil mulheres brasileiras. 


Globalmente, a OMS relata que ocorrem cerca de 800 mil casos de suicídio a cada ano, superando as mortes causadas por doenças como o HIV, a malária e o câncer de mama, além de conflitos armados e homicídios.


Sinais e ajuda


É crucial estar atento aos sinais de alerta, que podem incluir mudanças comportamentais, expressões de desesperança, isolamento social e manifestações de ideias ou intenções suicidas. Se você ou alguém que você conhece estiver enfrentando momentos difíceis, lembre-se de que a busca por ajuda é um ato de coragem, não de fraqueza. A Casembrapa incentiva a abertura para o diálogo e o suporte mútuo entre profissionais e seus beneficiários.


Onde encontrar ajuda


Se você ou alguém que você conhece estiver precisando de ajuda ou apenas de alguém para conversar, saiba que existem recursos disponíveis:



  • Centro de Valorização da Vida (CVV): O CVV oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimento gratuito e sigiloso. Você pode ligar para o número 188 ou acessar o site www.cvv.org.br para obter mais informações.



  • Profissionais de Saúde: Os profissionais de saúde estão preparados para oferecer apoio e orientação em situações de crise.



  • Unidades de Saúde: As unidades de saúde da Casembrapa estão prontas para fornecer suporte e assistência aos beneficiários em busca de ajuda.


Lembre-se: cuidar da saúde mental é um ato de amor próprio e empatia pelo próximo. Juntos, podemos fazer a diferença.