O aleitamento materno é essencial para o desenvolvimento saudável dos bebês, reconhecido como o "alimento de ouro" pela OMS e Unicef. Rico em nutrientes vitais, o leite materno fornece todos os nutrientes para os primeiros meses de vida, além de proteger contra infecções e doenças. Para as mães, a amamentação também traz vantagens, auxiliando na recuperação pós-parto,reduzindo riscos de hemorragia e câncer de mama e ovário.


A recomendação é que o aleitamento materno seja exclusivo até os 6 meses e complementado até 2 anos ou mais, conforme as necessidades da mãe e do bebê. A amamentação exclusiva até os 6 meses dispensa a necessidade de outros alimentos ou líquidos, incluindo água.


Crianças que são amamentadas têm menor probabilidade de desenvolver doenças, como hipertensão e sobrepeso. A amamentação tem sido associada a um melhor desempenho cognitivo, influenciando positivamente o desenvolvimento educacional da criança no futuro.


A campanha Agosto Dourado busca apoiar as mães e futuras mães, fornecendo informações e recursos para garantir o sucesso da amamentação. A Casembrapa recomenda consultas com profissionais especializados, como enfermeiros e consultores de lactação, assim como o acesso a grupos de apoio para mães que enfrentam desafios durante o processo. 


Compreender a importância do aleitamento materno e apoiar esta prática significa incentivar um futuro mais saudável para as mães e as crianças.