O leite materno é o primeiro alimento da nossa vida logo que chegamos no mundo e pode oferecer diversos benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe.  O maior benefício do aleitamento é o fortalecimento do sistema imunológico do bebê. Por ser rico em anticorpos produzidos no corpo da mãe, o leite materno se torna uma defesa natural para a criança. Ele sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê. 


A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação saudável. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.


Graças a conscientização sobre a importância da amamentação, as taxas de aleitamento materno vêm crescendo no Brasil e uma pesquisa inédita coordenada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostra como a amamentação está presente na vida de crianças de até dois anos e suas mães. O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2019), encomendado pelo Ministério da Saúde, mostra que metade das crianças brasileiras são amamentadas por mais de 1 ano e 4 meses. E, também, que no Brasil quase todas as crianças foram amamentadas alguma vez (96,2%), sendo que dois em cada três bebês são amamentados ainda na primeira hora de vida (62,4%). 


Além de fortalecer o sistema imunológico, o leite materno auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança como o neurológico e metabólico. Para as mães, os benefícios são muitos: entre eles, melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama. Os anticorpos presentes no leite materno são fundamentais para a resistência do bebê a doenças, por isso, é indicado que a criança seja alimentada apenas com o leite da mãe até os seis meses. 


De acordo com estudo desenvolvido pelo Ministério da Saúde, nos últimos 34 anos houve aumento de quase 13 vezes no índice de amamentação exclusiva em crianças menores de 4 meses e cerca de 16 vezes entre crianças menores de 6 meses. Em relação ao indicador de aleitamento materno continuado, ou seja, até 24 meses da criança, o aumento registrado foi de  quase 24 vezes quando comparado com os dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) de 1986. 


Benefícios 


Confira os benefícios da amamentação na saúde do bebê: 



  • Fortalecer o sistema imunológico 


Entre os principais benefícios da amamentação está o fortalecimento do sistema imunológico do bebê. Ou seja, por ser rico em anticorpos produzidos no corpo da mãe, o leite materno é uma defesa natural para o bebê e também pode prevenir a obesidade.



  • Protege o coração 


O leite materno tem efeito positivo na pressão arterial do bebê a curto e longo prazo, assim como na mãe. Esse fato auxilia na proteção cardiovascular de ambos devido aos efeitos anti-inflamatórios. 



  • Desenvolve o sistema nervoso 


Ao amamentar, a mãe oferece ao bebê uma substância chamada DHA (ácido docosahexaenoico) por meio do leite. De forma geral, ela é responsável por participar da formação de células nervosas, facilitando a comunicação entre elas. 



  • Diminui risco para déficit de atenção 


Em um estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Tel-Aviv e do Centro Médico Rabin, em Israel, foi constatado que o leite materno também está relacionado ao menor risco do desenvolvimento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Ao analisar voluntários para a pesquisa que sofriam com o distúrbio e compará-los com crianças que não o apresentavam, os pesquisadores constataram que os indivíduos que foram amamentados com leite materno eram menos propensos à TDAH.


Os benefícios da amamentação extrapolam a relação mãe e filho e beneficia todo planeta. A amamentação também diminui os custos com tratamentos nos sistemas de saúde e ajuda a combater a fome e a desnutrição em todas as suas formas, bem como garante a segurança alimentar de crianças por todo o mundo. A amamentação é segura e transforma as crianças de hoje em adultos mais saudáveis e produtivos no futuro.