A campanha Maio Roxo foi criada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), pela Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD) e pelo Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB) e conta com diversas atividades de conscientização da população para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento para doenças como diverticulite, doença de Crohn e retocolite, as mais comuns entre os brasileiros.


Se tornou comum sentir desconfortos no estômago, como dor abdominal e diarreia e associá-la a uma má digestão ou ingestão de algum alimento estragado. Mas, justamente por serem sintomas comuns e inespecíficos, esses sinais podem esconder problemas crônicos e sérios, como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn, condições que, quando não tratadas corretamente, podem desencadear complicações graves.  De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as doenças inflamatórias intestinais afetam mais de 5 milhões de pessoas no planeta. No Brasil, a doença de Crohn e a retocolite afetam entre 12 e 55 indivíduos em cada 100 mil habitantes.


Afinal, o que são doenças inflamatórias ?


Doença inflamatória intestinal (DII) é um termo genérico usado para descrever distúrbios que envolvem inflamação crônica do trato digestivo. Essas doenças são alterações estruturais que provocam uma inflamação crônica no aparelho digestivo, prejudicam a função de uma ou mais partes do intestino, podendo, ou não, se estender a outras áreas do corpo. 


O intestino é dividido entre o intestino delgado e o grosso, ambos com funções diferentes. O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Já o intestino grosso é responsável pela captação de aproximadamente 60% da água e pela formação de fezes. Além disso, ele tem um papel importante na produção de neurotransmissores.


Os tipos mais comuns de DII são a Colite Ulcerativa, que provoca inflamação de longa duração e feridas (úlceras) no revestimento interno do intestino grosso (cólon) e reto. Já a Doença de Crohn, é um tipo de DII  caracterizado pela inflamação do revestimento do trato digestivo, que muitas vezes se espalha profundamente nos tecidos afetados.  


Ao contrário da doença de Crohn, a retocolite ulcerativa normalmente não afeta a espessura completa da parede intestinal e quase nunca afeta o intestino delgado. A doença costuma acometer o reto e o sigmóide (fim do intestino grosso), podendo estender-se de forma parcial ou total pelo restante intestino grosso. Tanto a colite ulcerativa quanto a doença de Crohn geralmente tem como sintomas comuns a diarreia grave, dor abdominal, fadiga e perda de peso. A DII pode ser debilitante e, por vezes, leva a complicações fatais.


Conheça os sintomas 


Os sintomas variam, dependendo da gravidade da inflamação e onde ela ocorre, podendo variar de leve a grave. É provável que a pessoa tenha períodos de doença ativa seguidos por períodos de remissão, que é o período em que o problema permanece sob controle. Ou seja, o paciente pode estar sem qualquer evidência da doença (remissão completa), mas não é considerado curado pois ainda existe o risco de o mal retornar ou há necessidade de controlá-lo com remédios.


Sinais e sintomas comuns à doença de Crohn e à colite ulcerativa incluem:



  • Diarreia

  • Febre

  • Fadiga

  • Dor abdominal e cólicas

  • Sangue nas fezes

  • Apetite reduzido

  • Perda de peso não intencional


Causas


A causa exata da DII permanece desconhecida. A má alimentação, estresse, mau funcionamento do sistema imunológico e a hereditariedade podem agravar os sintomas de DII, no entanto não são causadores dessa condição.


Outros fatores de Risco:


A idade 


A maioria das pessoas que desenvolvem a doença é diagnosticada antes dos 30 anos de idade. Mas algumas pessoas não desenvolvem a doença até os 50 ou 60 anos.


Histórico familiar


Você corre um risco maior de desenvolver esse mal, se tiver um parente próximo – como pai, mãe e irmãos com a doença.


Fumar


O tabagismo é o mais importante fator de risco controlável para o desenvolvimento da Doença de Crohn.


Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides


Estes incluem o Ibuprofeno, Naproxeno sódico, Diclofenaco de sódio e outros. Esses medicamentos podem aumentar o risco de desenvolver ou piorar a doença.


Consulte o seu médico se tiver uma alteração persistente nos seus hábitos intestinais ou se tiver algum dos sinais e sintomas de doença inflamatória intestinal. A DII pode se agravar e, mesmo em casos mais leves, quando não tratada atrapalha a vida diária de quem convive com ela. Se cuide!