O azul-marinho é a cor de identificação do mês de março, período de conscientização e prevenção do câncer colorretal (câncer de intestino), que inclui os tumores de intestino grosso, delgado e reto.  Nesse mês, a Casembrapa  e o Ministério da Saúde reforçam a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de intestino ou colorretal, que tem ficado cada dia mais comum e é bastante agressivo quando diagnosticado tardiamente. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este  é o terceiro tipo de câncer mais comum entre os brasileiros , sendo o responsável por 275 mil óbitos por ano.  


Ainda de acordo com o INCA, em 2020, cerca de 50 mil pessoas receberam o diagnóstico do câncer colorretal, além de quase 20 mil óbitos por causa da doença. Para 2022, estimam-se mais de 41 mil novos casos da doença no Brasil.


O que é, e como diagnosticar o câncer colorretal?


O câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no cólon ou no reto (porção final do intestino, próximo ao ânus). É tratável e, na maioria dos casos, curável, se detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos. Os pólipos são adenomas (um tipo de tumor benigno que pode se desenvolver em glândulas) e, portanto, lesões benignas, que crescem na parede do cólon. Os pólipos, quando associados a modos de vida não saudáveis e predisposição genética, podem, com o passar do tempo, resultar em câncer colorretal.


Fatores  de risco para o surgimento do câncer colorretal


Os principais fatores relacionados ao maior risco de desenvolver câncer do intestino são idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso corporal e alimentação não saudável (ou seja, pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras). O consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru e salame) e a ingestão excessiva de carne vermelha (acima de 500 gramas de carne cozida por semana), tabagismo e o sedentarismo também aumentam o risco para este tipo de câncer.


Sintomas que merecem atenção



  • Emagrecimento sem motivo;

  • Sangue nas fezes;

  • Anemias de repetição;

  • Cansaço e indisposição sem razão;

  • Mudanças nos hábitos intestinais sem motivo (diarreia frequente ou constipação).


Se cuide !


A melhor forma de prevenir o câncer colorretal é levar uma vida saudável. A prevenção e o diagnóstico precoce, por meio do exame de colonoscopia, também são essenciais para diminuir a incidência desses tumores, aumentar as chances de cura e preservar a qualidade de vida dos pacientes. Vale ressaltar que o câncer colorretal é o único capaz de ser tratado antes de se tornar um câncer, quando ainda é um pólipo  benigno. Diferentemente do câncer de mama e de próstata, cujos exames, indicados anualmente, servem para identificar a doença no início, a colonoscopia visualiza e remove a lesão precocemente, na fase pré-cancerosa. Se erradicada, evita o surgimento do câncer.