Prezados prestadores credenciados,


A Casembrapa divulga o cronograma para envio de faturas aos prestadores credenciados à nossa rede. A entrega deve ocorrer sempre no período entre o 1º e o 3º dia útil de cada mês, impreterivelmente. O Calendário de Faturas de 2021 está disponível abaixo e neste link:



Lembramos que, ultrapassada a data estipulada, a apresentação das faturas passará para o mês subsequente. Os pagamentos são creditados todo dia 10 do mês seguinte.


No intuito de oferecer o melhor atendimento possível aos nossos prestadores credenciados, seguem abaixo orientações para o envio das faturas e dos arquivos eletrônicos, conforme o Padrão para Troca de Informação de Saúde Suplementar (TISS) estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS):



  • O faturamento deverá ser realizado eletronicamente, pelo portal Star TISS, com acesso pelo Espaço de Conectividade no site da Casembrapa;

  • O arquivo eletrônico (XML) deve ser postado no Portal no período determinado no cronograma de entrega de faturas;

  • Todas as guias devem estar preenchidas, carimbadas e assinadas conforme padrão TISS;

  • Pedidos médicos devem ser anexados às guias (salvo nos casos onde o pedido for solicitado na própria guia);

  • As faturas devem vir na seguinte ordem: 1º Nota fiscal, 2º protocolos de XML e 3º guias TISS.

  • O prestador deverá confeccionar fatura com protocolo de XML e nota fiscal separada, para guias de Consultas e Exames Periódicos (PCMSO);


Ressaltamos que após o recebimento das faturas, realizaremos uma triagem da documentação recebida. Caso sejam identificados erros nos arquivos eletrônicos ou documentação encaminhada, é política da Casembrapa a devolução das faturas para correção e posterior reapresentação.


Agradecemos pelos serviços dispensados ao nosso plano e colocamo-nos à disposição para mais esclarecimentos. Entre em contato conosco por e-mail: contasmedicas@casembrapa.org.br ou credenciamento@casembrapa.org.br. A comunicação também pode ser feita pelos telefones (61) 3181-0010, opção 2 (para quem é do Distrito Federal) e 0800-940-5560, opção 2 (para quem está fora do DF).


Atenciosamente,
Diretoria Executiva