Redobrar os cuidados com a higiene e tomar algumas medidas simples podem ajudar a prevenir contra o coronavírus e a doença causada por ele, Covid-19. O Ministério da Saúde informou que, embora o vírus tenha chegado ao Brasil, não há motivo para maiores preocupações. É importante apenas estar atento aos hábitos de higiene e manuseio de utensílios de uso comum.


Lavar bem as mãos, de forma frequente, cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar e não compartilhar objetos pessoais estão entre as ações que contribuem para evitar a proliferação do coronavírus e sua contaminação, evitando assim a Covid-19. Os infectologistas indicam usar o próprio antebraço para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. Assim, evita-se de depois infectar pessoas ou superfícies com as mãos.


Superfícies de contato, como mesas, corrimões maçanetas também devem ser higienizados. Simples produtos de limpeza, desinfetantes de fácil acesso, como o álcool 70%, água sanitária e água com sabão são capazes de eliminar o vírus (veja lista de cuidados básicos ao final do texto).


A forma de contágio mais comum da doença é pelo ar. A pessoa contaminada tosse ou espirra, espalhando o vírus por meio de gotículas. Por isso, a recomendação é a de se manter os ambientes sempre limpos e ventilados.


Os sintomas mais comuns da Covid-19 são febre e dificuldade para respirar. Nos casos mais graves, o paciente tem síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal. Em caso de algum sinal como esses, busque ajuda médica rapidamente.