14/05/18 - 18:50

15 de maio – Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares

Creative Commons / Divulgação

Medidas simples, como a higienização das mãos, podem fazer toda a diferença

Por: Comunicação/Casembrapa

Nesta terça-feira (15), é celebrado o Dia Nacional de Controle das Infecções Hospitalares, data incorporada ao Calendário Nacional da Saúde, que visa conscientizar autoridades sanitárias, representantes de instituições e profissionais da saúde sobre a importância do controle de infecções em ambientes de internação.

O combate às infecções hospitalares é considerado pelo Ministério da Saúde uma questão de saúde pública, e os problemas decorrentes destas contaminações estão entre as principais causas do aumento da taxa de mortalidade dos pacientes e da elevação de custos de internação no país.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para a necessidade de serem tomadas medidas de prevenção como, por exemplo, a higienização das mãos ao visitar um paciente – um procedimento simples que deve ser seguido também pelos profissionais que atuam em centros de cuidados de saúde. De acordo com a instituição, se a medida fosse adotada de forma rotineira e eficaz, os casos de infecção diminuiriam em até 70%.

Normas e procedimentos seguros para evitar transmissão de germes podem ser mais simples do que se imagina, e um convite à reflexão se faz necessário. Para a Casembrapa, o controle de infecções hospitalares, a busca pela redução nos custos de internação e a qualidade no atendimento dos beneficiários devem ser uma constante. Reduzir a incidência de contaminações e minimizar as ameaças de infecções em ambientes de internação é uma meta a ser perseguida por todos que atuam, direta ou indiretamente, na área de saúde.

 

Comente sobre o assunto:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *